OFICINA DE INTERCÂMBIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS!

Apresentação da Professora: Livramento Chaves - A Revolução Industrial

Explanação da aula pelo professor: Juscelino Santos - A 2ª Guerra Mundial

Como parte das ações do Projeto Formação Continuada Docente - da Fundamentação Teórica a uma Prática mais Significativa, a Escola Maria Celeste - Trairi está promovendo Oficinas, vivenciando Intercâmbio de Práticas Pedagógicas com foco nos Conteúdos da Proposta Curricular. São oficinas realizadas pelos professores e para os professores, nos planejamentos semanias, por área de ensino, onde os mesmos trocam experiências exitosas em sua prática docente, abordando conteúodos da área, sugerindo atividades, explorando pontos importantes, tirando dúvidas, num momento rico e interativo.
A primeira oficina aconteceu no dia 30/setembro, na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com a participação dos professores: Gerardo, Raimundinha, Israel, Patrícia, Elmino, Livramento, Juscelino e teve o acompanhamento do núcleo gestor, representado pelas professora Assunção Monteiro e Íris Pinto.
As primeiras experiências exitosas foram apresentadas pela Professora de História Maria do Livramento Chaves, com a temática: Revolução Industrial.
A segunda colaboração ficou por conta do Professor Juscelino Santos, onde o mesmo explorou através de slides um assunto mais que polêmico: A 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria.
"Foi uma tempestade de ideias, onde transpassamos a História e seus pormenores", resume o Professor de Filosofia, Gerardo Junior. "Possibilitou a cada professor ver as várias possibilidades de se trabalhar esse tema em sala de aula", acrescenta a PCA de Ciências Humanas e Professora de História Raimundinha Oliveira.
Ao final do momento, os professores fizeram uma avaliação positiva da experiencia, destacando a importância para a melhoria de suas práticas em sala de aula.
"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérprete de sonhos."
Rubem Alves.

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