ESCOLA MCAP PARTICIPA DA 25ª MOSTRATEC NO RIO GRANDE DO SUL



A MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - organizada e executada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, com a colaboração de instituições públicas e privadas, teve origem nas feiras de ciências promovidas pela Fundação Liberato. Em 1977, o Professor Alberto Dal’Molin Filho propôs ao então diretor Professor Orlando Razzera, a realização de uma feira de ciências com o objetivo de tornar o ensino mais agradável e inovador e de contribuir para o desenvolvimento da região. Surge em 1978, a 1ª FEICIT - Feira Interna de Ciência e Tecnologia, com 277 projetos. Em 1985, a FEICIT configura-se como feira estadual, apresentando projetos de todo o estado do Rio Grande do Sul e passa a denominar-se MOSTRATEC - Mostra de Criatividade em Ciências, Artes e Tecnologia.

A
MOSTRATEC destina-se à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas de conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.A elaboração de um projeto, em uma pesquisa científica, é uma etapa indispensável, onde são previstas as diversas fases do trabalho a ser realizado. Pesquisar cientificamente, é investigar com o propósito de obter ou gerar um conhecimento específico e estruturado sobre determinado assunto; é descobrir algo inovador; é fornecer novos dados à ciência.

Neste ano a EEM Maria Celeste de Azevedo Porto participou pela 2ª vez desta Mostra Internacional que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul com o Projeto Identificação e análise da degradação ambiental, causada pela ação antrópica no Rio Trairi, o que lhe garantiu credencial para FEBRACE 2011 que acontece em São Paulo. O projeto é desenvolvido pelos alunos do 1º ano Tayane Vital e Adriano Silva e tem como orientadora a professora Sueli Gouveia, professora de Biologia da escola.

Parabéns aos alunos e a professora pelo desempenho desta ação que visa desenvolver consciência ambiental cidadã.

Nenhum comentário: