Maria Celeste Vence na I Feira Regional de Ciências e Cultura do Vale do Curu.

Das 12 premiações disputadas na feira, as Escolas de Trairi obtiveram todos os primeiros lugares das quatro categorias, todos os segundos lugares e dois terceiros, sendo que a Escola Raimundo Nonato Ribeiro conquistou 3 primeiras colocações e a Escola Maria Celeste venceu na categoria Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Juscelino, Érica. Iris Pinto, Franciélia, Régis e Pedro Henrique
Professores e alunos da MCAP
Professores Juscelino Santos, Sueli Gouveia e Diretora Iris Pinto

Aconteceu no dia 24 de outubro deste, a I Feira Regional de Ciências e Cultura do Vale do Curu, sob a coordenação da CREDE 02 (Amontada, Apuiarés, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu Umirim e Uruburetama), cediada em Paracuru. Dentre os principais objetivos da Feira estão: incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza; estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências; promover o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento, entre outros.
A classificação final da Feira foi:
a) Linguagens, códigos e suas tecnologias -
1º lugar - E.E.M Raimundo Nonato Ribeiro - Professora Socorro Barbosa
2º lugar - E.E.M Maria Celeste de Azevedo Porto - Professor Francisco Borges
3º lugar - E. E. F. M. Centro Educacional Pio Rodrigues - Professoras Verônica Furtado e Elizeuda Vitoriano

b) Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias
1º lugar - E.E.M Raimundo Nonato Ribeiro - Professora Geovana Braga
2º lugar - E. E. F. M. Centro Educacional Pio Rodrigues - Professora Sueli Gouveia
3º lugar - Liceu de Itapipoca

c) Ciências Humanas e suas tecnologias -
1º lugar - E.E.M Maria Celeste de Azevedo Porto - Professor Juscelino Santos
2º lugar - E.E.M Raimundo Nonato Ribeiro - Professor Raimundo Paulino
3º lugar - E.E.M. Waldemar Alcântara - São Gonçalo do Amarante

d) Ciências Ambientais
1º lugar - E.E.M Raimundo Nonato Ribeiro - Professor Gerciê Castro
2º lugar - E. E. F. M. Centro Educacional Pio Rodrigues - Professora Raniele
3º lugar - E. E. M. Padre Rodolfo Ferreira da Cunha - Professora Raquel

Os projetos contemplados com o 1º lugar em cada categoria representarão a 2ª CREDE na II Feira Estadual de Ciências e Cultura, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2008, em Fortaleza no prédio do SEBRAE.

O projeto vencedor da EEM Maria Celeste tem como autores: Antonio Juscelino Barbosa dos Santos (Professor orientador), Antonio Regis Teixeira de Sousa e Érica Pereira Braga (Alunos do 3º ano D - noturno). O projeto chama-se: O Assentamento de Batalha e o Processo de Desenvolvimento Rural Sustentável. Foi todo realizado com base em pesquisa feita na localidade de Assentamento de Batalha. Os alunos traçaram o perfil sócio-econômico dos assentados e identificaram seus principais problemas: exclusão social, desemprego, baixa escolaridade, falta de infra-estrutura básica, dentre outros.
Verificou-se também a existência de experiências tímidas de sustentabilidade e economia solidária, tais como: horta comunitária, casa de farinha comunitária, associação de moradores e projeto de cultivo de cajueiro anão precoce.

Ao final do processo concluiu-se que o desenvolvimento sustentável está atrelado intimamente às questões de saúde e, principalmente educação. Enquanto estas não se tornarem prioridade o desenvolvimento sustentável será apenas uma utopia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar a EEM Maria Celeste pela conquista na feira e também a Escola Raimundo Nonato Ribeiro;O MÉRITO É DOS ALUNOS E PROFESSORES ORIENTADORES. PARABÉNS!

Anônimo disse...

GOSTEI, ARRASARAM. PARABÉNS, CONTINUEM ESTUDANDO.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a todos os alunos do 3º ano D, turno da noite pela contribuição dada no projeto " O assentamento de Batalha e o processo de desenvolvimento rural sustentável", vencedor do 1º lugar na Feira Regional de Ciências e Cultura, em especial aos alunos que fizeram a pesquisa no assentamento e os aluno: Pedro Henrique, Daniele, Régis e Érica.Parabéns a todos e força para continuar os estudos.

Anônimo disse...

Fiquei muito triste pq não ganhei, mas o q importa é q o Maria Celeste conseguiu representantes na feira em Fortaleza!!! uhuhuhuhu...Estou torcendo por eles, e tbm estou muito orgulhoso do Trairi!!! é nós na área!!!!!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a Escola, professores e alunos pelo esforço que resultou na conquista deste 1º lugar.É com estudo, conhecimento e liderança que mostramos o quento é essencialmente importante essas conquistas. E também quanto é gratificante! Parabém MCAP.