AS CORES QUE FORMARAM O BRASIL TAMBÉM CONTAM A NOSSA HISTÓRIA

Iª EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS E OBJETOS ANTIGOS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE NOSSA GENTE.
Nos dias 04 e 05 de dezembro, aconteceu na EEM. Maria Celeste de Azevedo Porto a Iª Exposição de fotografias e objetos antigos que contam a história de nossa gente. A exposição é uma iniciativa dos professores da Área de Ciências Humana, que resolveram abordar, nessa exposição a culminância de duas temáticas trabalhadas em novembro: Africanidade – 20 de novembro – Dia da Consciência Negra e 22 de novembro – aniversário de emancipação política do município de Trairi. Da união desses duas temáticas é que surge a exposição, que contou com a um significativa participação dos alunos que foram instigados em sala de aula a:
a) Pesquisar a história dos nossos antepassados negros residentes no nosso município.
b) Contribuições que os afro descendentes deixaram na cultura local.
c) História da formação étnico-cultural do nosso município.
d) Reconhecer objetos antigos e fotografias que contasse a história desses antepassados.
e) Produção textual, explicando a importância daquele objeto antigo e da fotografia escolhida.
f) Exposição dos objetos antigos e fotografias no pátio da escola.
Os professores que assumiram o projeto e fizeram acontecer a exposição nos três turnos: Profª Patrícia Altino (geografia e história), Porfº Wender Montenegro (história), Profº Juscelino Santos (história e geografia), Profª Ires Santos (geografia), Profª Carla Furtado (geografia) e Profº Gerardo Junior (Sociologia e Filosofia).
Os alunos puderam passear por histórias trazidas pelos objetos e fotografias que puderam visualizar e reviver, através dos textos produzidos.



Nenhum comentário: